quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fluminense

René Simões trabalha o aspecto psicológico do Fluminense

Treinador é adepto de teorias motivacionais encontrados em livros e DVD's

Concentração, para jogadores de futebol, é considerado um período monótono. São famosos os casos de atletas que deram uma "escapadinha" das concentrações. Apenas para citar alguns dos mais conhecidos, Renato Gaúcho, Romário e Vagner Love ficaram famosos por suas escapadas.


Se depender do técnico René Simões, a concentração terá um novo enfoque. Recém-chegado ao Fluminense, que corre sérios riscos de voltar ao lugar onde deveria estar, a série B, o treinador usará o período da concentração para motivar seus atletas através de vídeos, palestras, jogos interativos, músicas, filmes e DVD's:

- Esse tipo de trabalho é pra se concentrar, se alimentar, se divertir e interagir. Eu gosto muito de palestras, passar filmes, fazer jogos interativos. Todo mundo terá muita coisa pra fazer aqui. Televisão de canal aberto, nem pensar. É deprimente constatar a mediocridade reinante no âmbito televisivo a nível de Brasil enquanto instituição federativa.

René Simões é considerado um treinador culto. Sempre com alguma citação literária em mente, está sempre com um livro em mãos e procura extrair lições que possam ajudar em seu trabalho.

- Eu adoro ler biografias. Qualquer uma, pois todo mundo tem um pouco o que dizer. Gosto muito das biografias de Chaplin, Darwin e de Bruna Surfistinha. Todos tem lições muito úteis para ensinar. Mas a minha preferida é a de Nelson Mandela ("The long way to freedom"). É um livro maravilhoso. Mandela era advogado, dotado por um dos reis da África. Podia ter uma vida tranqüila, mas ele optou por brigar pela gente dele.Uma de minhas frases preferidas, apesar de não ser de Mandela, é "não se pode fazer uma omelete sem quebrar ovos". É uma frase profunda e vamos utilizá-la para tirar o Fluminense desta situação.

Para o treinador, toda essa teoria literária pode complementar seu trabalho dentro de campo naturalmente. E utiliza citações literárias e teorias motivacionais para isso:

- Para se chegar longe, a primeira coisa é dar o primeiro passo. E já demos um grande passo, pois estamos concentrados em Itu, que é longe do Rio de Janeiro. Então já conquistamos algo. O problema do Fluminense é a baixa auto-estima. O grupo é bom, só precisa entender algumas coisas básicas de futebol. Então vamos trabalhar no sentido epistemológico a nível de compreensão textual cuja finalidade seja a perfeita adequação de jogadores com problemas cognitivos a fim de que nossas preleções táticas sejam assimiladas por todos.

O jogador Somália é um dos mais animados com as palestras do treinador René Simões e acha uma boa idéia contar com filmes e jogos para motivar o grupo.

- É muito bom, com certeza. Vamos trabalhar com o objetivo de conquistar os três pontos, sabemos que é um jogo difícil mas estamos empenhados em trabalhar para entrar em campo respeitando o adversário e conquistar os três pontos porque é um jogo muito importante para nós e estamos trabalhando para conquistar a vitória porque a vitória nos dá ânimo para seguir em frente e é isso aí com certeza é um jogo muito difícil.

Um comentário:

  1. Seu Cassa, esse barato todo aí foi resumido pelo Somália, nunca vi uma entrevista tão inteligente. Forte abraço

    ResponderExcluir

Participe! Sua opinião é importante para nosso crescimento!